Representação Consulado do Brasil em Lisboa atende grande número de brasileiros

Quase 4,6 milhões de brasileiros moram no exterior, informa Itamaraty

Publicado em Economia

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou novo levantamento sobre brasileiros que vivem no exterior. Pelos dados referentes a 2022, quase 4,6 milhões — mais precisamente 4.598.735 — de pessoas nascidas no Brasil se aventuraram a morar em outro país.

 

Segundo o Itamaraty, o número, que é recorde, representa aumento de 4% ante o registrado em 2021.

 

O maior contingente de brasileiros está nos Estados Unidos: 1,9 milhão. Em seguida, vem Portugal (360 mil), Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (206,7 mil)

 

Se todos os brasileiros que vivem no exterior compusessem uma unidade da Federação, formariam o 13º estado mais populoso do país.

 

Quando se considera apenas as áreas de atuação dos consulados de Nova York, Boston, Miami, Lisboa e Londres, são mais de 1,6 milhão de cidadãos, número superior ao da população do Recife.

 

Para atender esses brasileiros, há 196 postos espalhados pelo mundo. Somente no ano passado, cerca de 115 mil pessoas buscaram assistência nessas representações.

 

A perspectiva é de que esses números continuem aumentando nos próximos anos. A maior contribuição deverá vir de Portugal, que tem registrado, desde 2017, fluxo recorde de brasileiros.