Proposta do governo racha caminhoneiros e paralisação segue sem solução

Publicado em Economia

RODOLFO COSTA
ROSANA HESSEL

O governo não consegue entrar em acordo com os caminhoneiros. O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, saiu mais cedo da reunião entre o comitê ministerial e representantes da categoria. O líder diz que o governo sinalizou reduzir pela metade a alíquota do PIS/Cofins, proposta que não o agradou, bem como os cerca de 700 mil profissionais representados pela entidade.

 

A proposta do governo mostra uma contrariedade ao que está proposto no projeto de desoneração da folha de pagamento aprovado ontem na Câmara dos Deputados. A matéria se encontra, agora, no Senado Federal, e pode ser votada ainda hoje. A proposta em discussão prevê a eliminação do PIS/Cofins sobre o diesel, medida que agrada a Lopes.

 

O movimento dos caminhoneiros está dividido. Diferentemente de Lopes, outros dirigentes acenaram com a possibilidade de concordar com a proposta do governo, de reduzir pela metade o imposto. “Quando chegou a minha vez (de falar), disse que vim aqui para resolver o problema do diesel. Aí a coisa engrossou. Falei o que tinha que falar, e, com todo o respeito, pedi desculpas e saí”, declarou.

 

A reunião ocorre no Palácio do Planalto. O governo é representado pelos ministros dos Transportes, Valter Casimiro, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Os caminhoneiros estão representados por 10 entidades, além da Abcam.

 

Brasília, 16h47min

11 thoughts on “Proposta do governo racha caminhoneiros e paralisação segue sem solução

  1. Governo safado. Tem mais é que zerar PIS/COFINS e Cide, não só do diesel mas da gasolina também. Prejudicam toda a população alegando que não podem abrir mão de 12 bilhões, mas dão renúncia fiscal para um monte de empresários, perdoam dívidas previdenciárias dos banqueiros e só querem saber de agradar o Mercado. Mercado não vence eleição não, Senhor Temer. Acorda para a vida! Seu protegido Meirelles vai gastar sua fortuna pessoal para ao final passar por um grande fiasco eleitoral. A Petrobrás é uma Estatal por causa disso, por lidar com uma commoditie que é questão de segurança nacional. Não é empresa privada para só querer dar lucro para acionista não! VAI PRA CASA SENHOR PEDRO PARENTE!

    1. O estranho que é estatal , mantida em parte por nossos impostos ..mas age no mercado como de empresa privada fosse , praticando preços de acordo com a variação do dólar e preço internacional do barril.Ai acabamos por sustentar duas vezes essa estatal : uma quando investimos dinheiro do tesouro – impostos ..E outro quando pago a gasolina mais cara do mundo a ela mesna -monopolio Onde ganhamos com esse trambolho que só serviu a propósitos políticos eleitoreiro , cabide de emprego para apaniguados políticos, enriquecer uns poucos afortunados que investiram em suas ações e de balcão para corrupção recente.

        1. Concordo contigo em parte, sou a favor de acabar com a tal “independência” da Petrobras, a tal indendencia coloca na Petrobras diretores à serviço de wall street, que seguem a variação internacional do petróleo, ora, isso em um país com a economia como a nossa acaba com o poder de compra dos trabalhadores, o plástico que empacota a maioria dos nossos alimentos e precisa do petróleo, encarece toda a cadeia econômica…

  2. Saudades do governo Dilma e Lula quando os preços da gasolina era congelado. A mídia golpista reclamava do governo porque não aumentava a gasolina, Dizia que o governo tinha que seguir os preços do mercado internacionais.

    1. Pois é! Lembrar que Dilma “domou” o locaute promovido pelos caminhoneiros em novembro de 2015. E esse (des)governo Temer não está sabendo o que fazer. Está perdidinho da Silva!

  3. Vamos deixar uma coisa bem clara aqui, impostos serão reduzidos para o DIESEL, apenas, gasolina e álcool continuaram com os preços que estão. Enquanto os caminhoneiros estavam de greve, os motoristas correram para os postos abastecer. Parabéns a todas essas pessoas e principalmente as que encheram o tanque a R$9,99/L. Ganharam o título de trouxas do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *