Dinheiro Governo deve antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Foto: Daniel Alves/CB/D.A Press

Primeiro lote de restituição do IR pagará R$ 6 bi. Consulta começa na segunda

Publicado em Economia

Quem está contando com a restituição do Imposto de Renda (IR) para acertar as contas pode se preparar. A Receita Federal liberará a consulta ao primeiro lote de devolução do IR de 2021 na segunda-feira (24/05), a partir das 10h. Serão liberados R$ 6 bilhões, o maior lote já pago pelo órgão

 

A restituição será paga em 31 de maio a 3,446 milhões de contribuintes. A prioridade desse primeiro lote será para idosos, portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda venha do magistério. A lista também contempla as pessoas que entregaram as declarações até 28 de fevereiro.

 

Segundo a Receita, até as 16 horas desta sexta-feira (21/05), foram recebidas recebeu 22,630 declarações. O prazo final para a entrega acaba no fim deste mês. A expectativa é de que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos, mais de 500 mil além do observado em 2020.

 

O Fisco informa, ainda, que os contribuintes podem se informar se teve a declaração liberada por meio da internet (https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-restituicao-de-imposto-de-renda) ou do aplicativo Meu Imposto de Renda. É possível, inclusive, saber de a restituição está com alguma pendência e o que é preciso fazer para que tudo seja corrigido.

 

Mesmo tendo esticado em um mês o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, o Leão manteve o cronograma de restituições, que vai de maio a setembro deste ano. Portanto, fique atento para evitar contratempo. Os depósitos serão feitos nas contas indicadas pelos contribuintes.

 

Aproximadamente 390 mil contribuintes ainda não receberam a restituição de 2020 devido a pendências, entre elas, a conta bancária informada para os depósitos. De acordo com a Receita, depois de um ano, se o resgate não for realizado no Banco do Brasil, a pessoa terá que recorrer ao órgão. O prazo limite para pedido da restituição é de cinco anos.

 

Brasília, 17h01min