Pressão total sobre o BC

Publicado em Economia

Por mais que o Banco Central tenha argumentos para manter o conservadorismo em relação à taxa básica de juros (Selic), será muito difícil para o presidente da instituição, Ilan Goldfajn, e seus subordinados convencerem os analistas e, sobretudo, o governo de que o momento ainda não é o ideal para acelerar o passo. A pressão está enorme para que a Selic caia 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano, na próxima quarta-feira.

 

Com a imagem totalmente arranhada, por conta dos massacres nos presídios — ontem, mais 31 presos foram mortos em Roraima —, o Palácio do Planalto está buscando boas notícias para amenizar o quadro adverso. E, na avaliação de assessores do presidente Michel Temer, a melhor delas pode vir do BC. Uma queda mais forte dos juros ajudará a melhorar o humor do empresariado, que, sistematicamente, vem piorando as perspectivas para 2017.

 

Os maiores defensores dentro do governo para uma redução mais forte dos juros ressaltam que o ponto que faltava para o BC sair da zona de conforto do conservadorismo será a inflação de dezembro, a ser divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) definirá a Selic. Na média, o mercado está projetando alta de 0,4% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Na ponta do lápis, um dos assessores de Temer diz que o indicador poderá será menor do que o estimado. Ele usa como argumento os erros nas previsões dos especialistas tanto para o IPCA de novembro quanto para o IPCA-15 de dezembro. O primeiro índice ficou em 0,18% ante projeção de 0,27%; o segundo cravou elevação de 0,19% frente o 0,29% esperado. “Tudo indica que o mercado errará de novo e o BC ficará sem discurso para um corte de apenas 0,5 ponto no juros”, afirma.

 

O que tem ajudado a inflação a cair mais rápido do que o estimado são os preços dos alimentos. Ao contrário de anos anteriores, em vez de pesados reajustes, está se vendo deflação em vários produtos. Essa tendência deve se manter nesse início de 2017, permitindo a continuidade do ciclo de queda da Selic nos próximos meses. “A economia está no limbo. Ainda não há nenhum sinal concreto de reação. Precisamos virar esse jogo rápido”, destaca um outro assessor presidencial.

 

Lava-Jato

 

Temer acreditava que tinha conseguido sair das cordas no fim do ano passado ao criar fatos positivos na economia. Anunciou uma série de medidas — a mais popular delas, a possibilidade de saques em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) — como contraponto às denúncias envolvendo subordinados diretos no esquema de corrupção da Petrobras. Até certo ponto, conseguiu. A perspectiva era que os primeiros dias de janeiro fossem mais amigáveis.

 

O estouro da criminalidade, com o massacre de 60 presos em Manaus, e a total inação do governo jogaram de novo a crise no Palácio do Planalto, que não está conseguido se mostrar capaz de lidar com o aumento impressionante da violência, especialmente por causa das trapalhadas do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. A única saída que os aliados de Temer veem neste momento é o Banco Central dar uma mãozinha, afrouxando com mais força a política monetária.

 

“Esperamos que, nos próximos dias, o BC entenda a gravidade do momento que o país está vivendo”, ressalta um ministro que esteve ao lado de Temer desde a chegada dele ao Planalto. “A indústria continua afundando, o varejo sofre com o elevado nível de endividamento das famílias e estados e municípios estão quebrados”, acrescenta. Para ele, a inflação está numa trajetória tão boa que, para surpresa de muitos, fechou 2016 abaixo do teto da meta (6,5%) e ficará próximo de 4,5% neste ano. “O custo de vida não será problema pelo BC. A recessão está fazendo todo o trabalho sujo de controlar preços.”

 

Contrapontos

 

Economista-chefe do Itaú Unibanco, Mário Mesquita acredita que Ilan e companhia serão mais agressivos no corte da Selic, baixando a taxa básica para 13% (menos 0,75 ponto percentual). Raphael Ornellas e Angelo Polidoro, economistas do Banco Brasil Plural, são mais comedidos: apostam em redução de 0,5 ponto. No entender deles, há dois riscos no meio do caminho do Copom. O primeiro, a incerteza em relação ao que será a política econômica dos Estados Unidos após a posse de Donald Trump. O segundo, a disputa pelas presidências da Câmara e do Senado, que pode comprometer o andamento de projetos importantes para o ajuste fiscal, como a reforma da Previdência.

 

Maurício Molan, economista-chefe do Banco Santander, diz que as surpresas positivas na inflação e o aprofundamento da recessão justificam um ajuste mais rápido na Selic. Mas, considerando o histórico do Copom, em que 80% das vezes prevaleceu o gradualismo, a tendência será os juros caírem 0,5 ponto. Apesar disso, ele prevê que a taxa básica fechará 2017 em um dígito, mais precisamente em 9,75%. Será necessário, portanto, ter muito sangue frio para que a política monetária mais frouxa resulte em crescimento econômico, mais empregos e aumento da renda.

 

Brasília, 06h05min