Paulo Guedes e Bolsonaro

Preocupação com economia aumenta entre os brasileiros, segundo pesquisa

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O avanço da vacinação contra a covid-19 está mudando a percepção dos problemas entre os eleitores, que começam a demonstrar preocupação maior com a economia no agregado das respostas na terceira edição da Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (01/09). 

 

Na primeira edição, em julho, a saúde e a pandemia eram o principal problema para 41% dos entrevistados e passou para 36%, em agosto. Em setembro, recuou para 28%, praticamente empatando com economia no agregado, conforme dados do levantamento encomendado pela Genial à empresa Quaest Consultoria e que revela aumento na avaliação negativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

Já a economia era considerada o terceiro maior problema com 12% das respostas, atrás do desemprego, com 16%. Esse percentual para a economia subiu para 16%, em agosto, e, em setembro, saltou para 27%.

 

De acordo com a pesquisa, o percentual de entrevistados muito preocupados com a pandemia passou de 79%, em julho, para 66%, em setembro. Já a fatia de pessoas que acham que a economia piorou passou de 62% para 68% entre agosto e setembro, em um claro sinal de que os brasileiros não veem a economia decolando como o ministro da Economia, Paulo Guedes, insiste em afirmar em suas declarações para integrantes do mercado financeiro.

 

A fatia dos mais pessimistas, aqueles que acham que, nos próximos 12 meses, a economia vai piorar passou de 25% para 32%, entre julho e setembro. Enquanto isso, os que acham que a economia vai melhorar recuaram de 50% para 44% no mesmo período. 

 

A maioria, 65%, acredita que o país não vai conseguir controlar a inflação nos próximos meses, dado praticamente estável em relação aos 64% de julho. O percentual dos que acham que o país vai gerar novos empregos nos próximos meses ficou praticamente estável, passando de 56% para 57% entre as duas pesquisas.

 

Base ampliada

 

O estudo tem como objetivo avaliar o governo Bolsonaro e os principais fatores e comportamentos que norteiam a opinião e a tomada de decisão do eleitorado. Nesta edição, a pesquisa apresentou algumas novidades. Ampliou a base de entrevistados e incluiu a senadora Simone Tebet (MDB-MS), entre os pré-candidatos.

 

Ciro Gomes (PDT) é o mais conhecido entre os nomes para a terceira via, com 40% entre os que conhecem e votariam ou poderiam votar. O apresentador Datena tem um percentual parecido, de 39%, de que conhece e votaria ou poderia votar.  

 

A senadora Simone Tebet é desconhecida por 79% dos entrevistados e apenas 7% Além disso, o estudo vai continuar acompanhando a avaliação do governo Bolsonaro e os principais fatores e comportamentos que norteiam a opinião e a tomada de decisão do eleitorado. 

 

A base da nova edição da Pesquisa Genial/Quaest passou de 1,5 mil para 2 mil pessoas entrevistadas face-a-face, e a quantidade de cidades visitadas aumentou de 95 para 123. O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 29 de agosto nas cinco regiões brasileiras.  A confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro, de três pontos percentuais.