gasolina
gasolina Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press gasolina

Postos do DF já sentem falta de combustíveis e adequam estoques

Publicado em Economia

Os postos dos Distrito Federal começaram a adequar os estoques de combustíveis porque a oferta está menor do que o necessário. Há o temor de falta de gasolina e diesel nos próximos dias, alerta Paulo Tavares, presidente do Sindicombustíveis-DF, que representa o setor.

 

A adequação dos estoques está ocorrendo mesmo diante da queda de 16% no consumo de gasolina e diesel neste ano, por causa da disparada dos preços. Ou seja, apesar de os motoristas estarem abastecendo menos os carros, a oferta de combustíveis pelas distribuidoras pode não ser suficiente para atender toda a demanda.

 

Tavares explica que a Petrobras produz petróleo suficiente no país, mas não consegue refiná-lo na quantidade necessária para evitar desabastecimento. A saída será apelar para a importação de combustíveis pelas distribuidoras, que se recusam a fazer isso porque os preços estão muito altos no mercado internacional.

 

Para os consumidores, o quadro é dramático. Se não houver estoques suficientes nos postos, o risco de faltar gasolina e diesel é grande. Caso as distribuidoras decidam aumentar as importações para suprir o mercado, os preços nas bombas subirão ainda mais.

 

No Distrito Federal, os preços da gasolina já passaram dos R$ 7 o litro. A chiadeira dos motoristas é grande. A Petrobras alega que está repassando para os motoristas a alta do dólar e a forte elevação da cotação do petróleo no exterior.

 

Brasília, 11h20min