Por Temer, Gilberto Occhi fica na presidência da Caixa

Publicado em Economia

ANTONIO TEMÓTEO

Diante do excelente resultado da Caixa Econômica Federal, que, mesmo envolvida em uma série de denúncias, registrou lucro líquido recorde de R$ 12,5 bilhões em 2017, o presidente Michel Temer decidiu manter Gilberto Occhi na presidência do banco. Ele só será transferido para outro cargo — o Ministério da Saúde, por exemplo — se o partido dele, o PP, quiser.

 

Temer, inclusive, deve se encontrar nesta terça-feira, 27, com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, para discutir a reforma ministerial. O ponto principal a ser tratado é o Ministério da Saúde, já que o atual ministro, Ricardo Barros, deixará o cargo para concorrer nas próximas eleições.

 

Se Ciro Nogueira fizer mesmo questão de levar Occhi para a Saúde, dois vice-presidentes da Caixa surgem no páreo para o comando do banco público. Um deles é o vice de Habitação da Caixa, Nelson Antônio de Souza, que teria o apoio do PP para o posto.

 

O outro candidato ao posto é o vice-presidente de Finanças e Controladoria, Arno Meyer, que conta com o apoio do Ministério da Fazenda. No Executivo Federal, ele foi secretário de Política Econômica no Ministério de Planejamento. No Ministério da Fazenda, exerceu os cargos de secretário e secretário-adjunto de Política Econômica, além do posto de secretário-adjunto de Assuntos Internacionais.

 

O PP já avisou a Temer que não abre mão do comando da Caixa. As lideranças do partido garantem que, se Occhi realmente trocar o comando do banco pela Saúde, não abrirão mão de indicar o sucessor dele. E, nesse caso, Nelson Souza, que já foi diretor executivo de Gestão de Pessoas e chefe de gabinete da presidência do banco, tem total preferência.

 

Não custa lembrar que, ainda no governo de Dilma Rousseff, em 2014, Souza assumiu a presidência do Banco do Nordeste, ano em que a instituição registrou o maior resultado financeiro da sua história. “A Caixa é do PP. E o presidente Temer está ciente disso. Nossos quadros são muito competentes”, afirma um dos líderes do partido.

 

Brasília, 15h27min