Por prudência, PF avisa que não entrará em Sindicato dos Metalúrgicos

Publicado em Economia

Depois de um longo dia de negociações, a Polícia Federal avisou que não entrará no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para prender o ex-presidente Lula. Prevaleceu a prudência do diretor-geral da PF, Rogério Galloro, que, desde o início, optou por dar a opção do petista de se entregar.

 

A perspectiva é de que Lula se entregue neste sábado (7/4), depois da missa de aniversário de Marisa Letícia, que será realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Mas ainda há muita dúvida sobre isso. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que não há previsão de Lula se entregar. O ex-presidente deveria ter se apresentado voluntariamente para a PF até as 17h desta sexta-feira (6/4), conforme ordem do juiz Sérgio Moro.

 

As negociações em torno da entrega de Lula à PF foram tocadas por dois emissários do petista com o delegado Igor Romário de Paulo, chefe da Lava-Jato em Curitiba. Mas faltou consenso. A PF avisa que ainda continua negociando. Igor Romário acredita que é possível se chegar a um acerto. A prioridade da PF, segundo ele, é evitar qualquer tipo de confronto.

 

É importante ressaltar que a PF não realiza prisão após as 18h. De qualquer forma, caso Lula resolva se entregar ao longo da madrugada, é possível fazê-lo em São Paulo para, depois, ser removido para Curitiba.

 

Durante todo o dia, os manifestantes que ficaram em frente ao prédio do Sindicato dos Metalúrgicos aguardavam por manifestações do ex-presidente. Por diversas vezes, ele avisou que se falaria. Mas não cumpriu nenhuma das promessas. Achou por bem ficar recolhido.

 

Lula está abrigado no Sindicato dos Metalúrgicos desde a noite de quinta-feira (5/4). Ele chegou à sede da entidade depois de Sérgio Moro expedir ordem de prisão, baseado em orientação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRT-4). Há uma cela pronta na PF de Curitiba para receber o ex-presidente.