B0031BC9-E417-4361-9611-AFCF4C3CA98A

Polícia de Portugal prende brasileiro suspeito de assassinato. Ele estaria com pedaços de carne humana

Publicado em Economia

A polícia de Portugal prendeu o brasileiro Begoleã Fernandes, de 26 anos, procurado por suspeita de assassinato e canibalismo em Vegasstraat, norte de Amsterdã, Holanda. Ele carregava uma embalagem de plástico com pedaços de carne, que os investigadores acreditam ser de uma pessoa. Também foi encontrado com ele roupas sujas de sangue.

 

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Fernandes foi detido na noite de segunda-feira (27/08), no Aeroporto de Lisboa, por fortes indícios da prática do crime de falsificação de documentos. Constatou-se, em seguida, que o brasileiro era suspeito de ter praticado um homicídio na Holanda, razão pela qual, informa o SEF, pretendia sair do Espaço Schengen usando uma identidade falsa. A vítima seria Alan Lopes, açougueiro que teria dado abrigo a Fernandes. O motivo do crime seria a cobrança de uma dívida por parte de Lopes.

 

A prisão ocorreu no controle de fronteira, quando Fernandes, que pretendia viajar com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais, apresentou um cartão de identidade italiano, o que levantou suspeitas de fraude, assim como o fato de estar de posse de outros documentos de identificação em nome de terceiros.

 

O SEF destaca, ainda, que, depois de uma análise detalhada do documento italiano por peritos, concluiu-se que o mesmo era falso. Diante disso, foram realizadas diversas diligências investigatórias, tendo-se apurado a verdadeira identidade do brasileiro, nascido em Matipó (MG).

 

Após contacto com as autoridades da Holanda, onde Fernandes morava, confirmou-se que ele era procurado por suspeitas da prática de um crime de homicídio ocorrido no domingo, 26 de fevereiro, o que levou a polícia daquele país a emitir, já na tarde de segunda-feira, um Mandado de Detenção Europeu para efeitos de extradição.

 

Por indicação das autoridades holandesas e do Departamento Criminal de Lisboa, “foram apreendidos, além dos documentos que o suspeito tinha na sua posse, numa mala, uma ligadura e roupa com vestígios de sangue, uma embalagem de plástico contendo diversos pedaços de carne, encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), e um celular, tendo o brasileiro sido conduzido ao Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ)”.

 

O SEF acrescenta que Fernandes “deu entrada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para efeitos de avaliação clínica, por causa de uma lesão na mão direita, de onde deverá ter alta hospitalar ao final do dia de hoje”. O detido será apresentado ao Tribunal da Relação da capital portuguesa para um primeiro interrogatório judicial e aplicação da respetiva medida de coação.