Luis Macedo/Câmara dos Deputados
José Nelto - Luis Macedo Câmara dos Deputados Líder do partido na Câmara, José Nelto (GO) será o pré-candidato na capital do estado

Podemos deve disputar 70 prefeituras em Goiás e tem Goiânia como prioridade

Publicado em Economia

RODOLFO COSTA

 

O Podemos vai emplacar entre 60 e 70 candidatos a prefeituras em Goiás. O número é pouco superior a um terço de todas as cidades do estado. A prioridade, claramente, é fazer o máximo possível de prefeitos nas eleições de outubro. As jóias da coroa nesta missão, no entanto, são os cinco municípios com a maior economia: Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Catalão. 

 

A prioridade é Goiânia. O pré-candidato na capital é o atual líder do partido na Câmara, José Nelto (GO). Ele, inclusive, vai abdicar de uma recondução à liderança da legenda para se dedicar às eleições. O sucessor será o deputado Léo Moraes (RO), que deve ser aclamado por maioria em votação já alinhada nos bastidores junto aos demais parlamentares da sigla.

 

A esperança do Podemos em torno de Nelto está centrada na atuação dele na Câmara no último ano. A leitura feita na legenda é de que parlamentares influentes do estado, como os deputados Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara, e Delegado Waldir (PSL-GO), ex-líder da legenda na Casa, concentraram seus esforços mais em defender os interesses do Executivo e do partido, respectivamente, e menos nas pautas do estado. 

 

Por conta disso, há um otimismo de que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), apoie a candidatura de Nelto. Os dois conversaram no fim do ano passado e conversarão de novo nesta segunda-feira (13/1). “O Nelto vai cobrar a fatura do Caiado em alto nível, com a segurança de alguém que defendeu o governador e as pautas de interesse ao estado”, sustentou um interlocutor da legenda ao Blog

 

Migração

 

Em Anápolis, o pré-candidato será o ex-deputado estadual José de Lima. Em Aparecida de Goiânia, o nome ainda é mantido em segredo, mas o pré-candidato virá da área de segurança pública. A ideia é emplacar um delegado da Polícia Civil. “O nome é quase certo, mas ainda estamos sendo comedidos”, diz o interlocutor. 

 

As demais pré-candidaturas devem vir de uma intensa articulação do Podemos no estado. O partido mantém conversas com os prefeitos de Rio Verde, Paulo Faria do Vale (MDB), e de Catalão, Adib Elias (MDB), e trabalha o convencimento para acertar a migração de ambos. “Já estamos fazendo movimentos para nos fortalecer. São dois prefeitos que devem ir para o Podemos tentar a reeleição”, sustenta a fonte.