Pivô da demissão de Alex Carreiro da Apex se chama Letícia Catelani

Publicado em Economia

Foi uma briga com uma das diretoras da Agência de Promoção de Exportações (Apex), Letícia Catelani, o pivô da demissão de Alex Carreiro do comando do órgão. Letícia foi indicada para a agência pelo deputado Eduardo Bolsonaro.

 

Foto: Ed Alves/ CBPress

 

Carreiro soube da demissão dele por meio do Twitter do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), que, já descontente com o subordinado, tomou partido de Letícia. Quando viu o post do chanceler na rede social, Carreiro se deu conta de que estava fora do jogo.

 

Letícia, dizem parlamentares do PSL, tem temperamento explosivo e só chegou à Apex por ser amiga do filho do presidente Jair Bolsonaro . E Carreiro, acrescentam funcionários do Itamaraty, não tem currículo para ocupar um cargo tão importante. Sequer fala inglês fluentemente, como exige a função.

 

A diretora da Apex ocupou um cargo de direção do PSL em São Paulo, mas perdeu o posto depois de um confronto com o então presidente do partido, Gustavo Bebbiano, hoje ministro de Bolsonaro.

 

Indicações

 

O ministro das Relações exteriores nomeou dois diretores para a Apex, Letícia, que substituiu Márcia Nejaim, mulher do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, e Márcio Coimbra.

 

Coimbra também é muito próximo de Eduardo Bolsonaro. Ele acompanhou o filho do presidente na polêmica viagem para os Estados Unidos.

 

Alex Carreiro foi escolhido diretamente por Bolsonaro. Os dois se aproximaram quando Carreiro era presidente do Patriotas do Distrito Federal. Bolsonaro chegou a negociar com o partido a possibilidade de sair candidato à Presidência da República pela legenda, mas acabou se filiando ao PSL.

 

Novo presidente

 

O ministro das Relações Exteriores nomeou o embaixador Mário Vilalva para o comando da Apex. Ele é muito bem-visto no meio diplomático. Mas precisará ter pulso firme para conter a fogueira de vaidades que tomou conta da agência de promoção de exportações.

 

Brasília,  23h01min