PIB sobe 1% no primeiro trimestre

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

O Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 1% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao quarto trimestre de 2016. O resultado positivo é o primeiro após oito trimestre consecutivos de retração. A agropecuária foi o setor que mais contribuição para a melhora da economia, com alta de 13,4%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A recomposição de estoques favoreceu a indústria, que teve alta de 0,9%. Já setor de serviços teve o mesmo desempenho do trimestre anterior e não registrou crescimento. Pelo lado da demanda, as exportações deram a maior contribuição para a elevação da geração de riquezas no país, com expansão de 4,8%.

As importações também surpreenderam positivamente e cresceram 1,8% no mesmo período analisado. Por outro lado, o nível de investimentos, calculado pela formação bruta de capital fixo se manteve em baixa e caiu 1,6%. Além disso, as despesas do governo encolheram 0,6% e o consumo das famílias diminuiu 0,1% em relação ao quarto trimestre de 2016.