PIB da China desaba 6,8% no primeiro trimestre do ano

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O Produto Interno Bruto (PIB) da China encolheu 6,8% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com o Centro Nacional de Estatísticas da China, o National Bureau of Statistics. A expectativa do mercado é de uma queda de 6,5% em relação do mesmo período do ano passado em função da pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2, segundo analistas ouvidos pelo Blog.

 

Foi o primeiro resultado negativo em um trimestre desde 1992. Na comparação com o trimestre anterior, o tombo foi de 9,8%. Pelas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), uma queda entre 6% e 6,5% nos primeiros três meses do ano, com recuperação nos meses seguintes, poderiam fazer a economia chinesa chegar a crescer 1,2% no fim do ano. Em janeiro, a estimativa do Fundo de crescimento do PIB chinês era de 6%, e, portanto, a redução da nova projeção foi de 4,8 pontos percentuais. A China, um dos principais motores da economia global, o Fundo prevê retração de 3% do PIB global neste ano, o pior resultado desde a Grande Depressão, na década de 1930. 

 

“Uma queda do PIB chinês acima desse patamar previsto pelo FMI pode ser muito ruim, porque o PIB global certamente será afetado negativamente e haverá uma recessão ainda mais profunda”, avaliou Wagner Parente, especialista em relações governamentais e comércio internacional e CEO da BMJ Consultores Associados. “A China é a segunda maior economia do planeta e o mundo tem uma forte dependência tanto da oferta quanto da demanda dos chineses”, resumiu. 

 

De acordo com a Johns Hopkins University, foram registrados 2,1 milhões de casos no mundo, até esta quinta-feira (16/040.  Na avaliação de Parente, no caso do Brasil, uma desaceleração mais forte do país asiático, será muito ruim para a economia brasileira, principalmente, para o setor agrícola, uma vez que a China é o principal destino das exportações nacionais de commodities.

 

“No primeiro trimestre, a agroindústria nacional não sentiu o impacto da desaceleração da China, porque os contratos de exportação, em grande maioria, já tinham sido firmados há um tempo. Mas o que preocupa é daqui para frente, com a China crescendo pouco”, destacou Parante. Para ele, o cenário traçado por um estudo assinado por pesquisadores da Universidade Harvard e publicado pela revista Science que aponta que, sem vacina para o Sars-CoV-2, o novo coronavírus, poderá circular todos os anos ou a cada biênio, obrigando a necessidade de quarentenas intermitentes e, consequentemente, é factível e pode atrasar ainda mais o processo de recuperação da economia global.

 

O FMI anunciou as novas projeções de crescimento econômico, prevendo queda generalizada do PIB global. No caso do Brasil, reduziu as estimas em 7,5 pontos percentuais, passando de um crescimento de 2,2% para um tombo de 5,3%. O alerta dos economistas do Fundo foi preocupante, porque, dependendo da duração dessa crise que é inédita e sem precedentes, o cenário poderá ser mais crítico ainda. A economista Monica de Bolle, do Peterson Institute for International Economics (PIIE), de Washington, prevê queda de 6% a 9% do PIB brasileiro neste ano.

 

O economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, está mais otimista que o FMI em relação à China. “A China tem uma capacidade tem uma capacidade de resiliência muito grande, mas este ano deverá crescer pouco, algo entre 2% e 4%, na minha avaliação”, disse.

 

De acordo com o analista da Austin, a economia chinesa vem se recuperando, mas mesmo se a houver um crescimento pequeno os demais países são afetados. “Há algum tempo atrás em um evento com investidores chineses, eles comentavam que qualquer crescimento da China abaixo de 5% era considerado uma recessão. Logo, não acho que isso mudou muito e, portanto, com o país asiático crescendo pouco, a economia global vai sentir o impacto”, destacou. 

 

Na avaliação dos economistas do Bradesco, a queda ficou maior do que a esperada, de 5,9%, na contração interanual. “Na margem, houve queda de 9,8%, após o avanço anterior de 1,5%. Contudo, a reabertura da economia e retomada da atividade nas últimas semanas, gradual e assimétrica, apontam para resultados melhores nas próximas divulgações”, informou o relatório do banco. A análise destacou que, os indicadores de março reforçam essa melhora, concentrada em grande parte na indústria, com recuperação mais lenta do consumo e dos investimentos. Após a queda entre janeiro e fevereiro de 13,5%, a produção industrial registrou recuo de 1,1%, em comparação com março de 2019.  “As vendas do comércio, por sua vez, caíram 15,8%, diminuindo a queda de 20,5% verificada no primeiro bimestre. Os investimentos em ativos fixos registraram recuo de 16,1% até março, também reduzindo a retração acumulada de 24,5% nos dois meses anteriores. Por fim, a taxa de desemprego recuou de 6,2% em fevereiro para 5,9% em março”, ressaltou o relatório. Na avaliação do banco, parte da retomada em curso deverá ser mitigada pelo choque externo, “por conta da menor demanda global, o que mantém os desafios presentes no segundo trimestre”.