PGR quer entregar denúncia ao STF nesta terça

Publicado em Economia

A disposição é grande na Procuradoria-Geral da República (PGR). Funcionários do órgão estão trabalhando a todo vapor para que as denúncias referentes às delações da Odrebrecht sejam encaminhadas ainda nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo menos 80 políticos devem ser denunciados. Todos têm foro privilegiado.

 

A expectativa era de que as denúncias chegassem hoje ao Supremo. Mas não houve tempo para a preparação do material, muito complexo. Mesmo fazendo uma força-tarefa no fim de semana, os funcionários da PGR não conseguiram finalizar os trabalhos. No que  depender do procurador-geral, Rodrigo Janot, as denúncias seguirão nesta terça ao STF, Caberá ao ministro Edson Fachin acatar ou não os pedidos.

 

No caso dos políticos delatados pela Odebrecht que não têm foro privilegiado, os pedidos de abertura de inquérito serão encaminhados à Justiça de Primeira instância. O procurador-geral definiu ainda que informações obtidas com ex-dirigentes da construtora que liderou o esquema de corrupção na Petrobras serão adicionadas a processos já em andamento.

 

Será mantido sigilo de delações referentes a negócios comandados pela Odebrecht no exterior. Foi dado prazo até 1 de junho para que a empreiteira feche acordos de delação nos países em que cometeu irregularidades. A PGR, contudo, tem pressa. Quer que todos os acordos sejam fechados dentro dos prazos.