Petistas prontos para aconselhar Lula a fugir do país

Publicado em Economia

DENISE ROTHENBURG

 

Obviamente, Lula não cogita sair do país em busca de asilo político. Nem poderá, agora que seu passaporte foi recolhido por ordem da Justiça do Distrito Federal. Porém, petistas e outros aliados que passaram pela dura vida no cárcere comentam, em conversas reservadas, que estão prontos a aconselharem o ex-presidente a fugir do Brasil caso a prisão dele seja inevitável.

 

Em Cuba, por exemplo, cogitam alguns, Lula será muito mais útil ao PT do que atrás das grades. De lá, poderá manter o discurso de perseguição política, gravar vídeos e continuar mobilizando o seu partido e influenciando nas eleições, ainda que a distância e sem poder pisar no país.

 

A direção do PT e aqueles que estão todos os dias com Lula sugerem outros caminhos. O primeiro deles é promover uma onda de fora do país para dentro, com a vinda de juristas estrangeiros em defesa de Lula, de forma a criar desconforto à Justiça brasileira por deixar o petista fora do pleito. O segundo vem do MST, que espera reunir 100 mil no Maracanã.

 

Por fim, o próprio Lula percorrerá o país tentando mobilizar militantes e população em geral. Se nada disso der certo para garantir a candidatura à Presidência da República — até porque não caberá à Justiça Eleitoral analisar o mérito da condenação, e, sim, se houve uma condenação em segunda instância –, Cuba não deixa de ser um destino.

 

Brasília, 09h58min