Saúde Brasileiros são maioria entre profissionais estrangeiros na área da saúde em Portugal. Foto: JEFF PACHOUD/ AFP

Pesquisa detecta, pela primeira vez, presença do coronavírus em 100% de esgoto de Minas

Publicado em Economia

A disseminação do novo coronavírus está ocorrendo de uma forma muito acelerada. Pesquisa realizada em dois sistemas de esgoto de Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais, constataram a presença do vírus em 100% das amostras coletadas. É a primeira vez que se registra resultado tão alarmante.

 

A presença maciça do novo coronavírus em redes de esgotos da capital mineira coincide como o aumento substancial do número de infectados pelo vírus. As estimativas apontam que a população com covid-19 em Belo Horizonte subiu para mais de 50 mil pessoas entre os dias 8 e 12 de junho. O governador do estado, Romeu Zema, admitiu, pela primeira vez, que o sistema de saúde estadual pode entrar em colapso em um mês.

 

O avanço do novo coronavírus em redes de esgoto está no Boletim de Acompanhamento do projeto-piloto Monitoramento Covid Esgotos, que traz resultado de amostras coletadas nos sistemas de esgotamento sanitário das bacias do Arrudas e do Onça, em Belo Horizonte e Contagem.

 

Os levantamento anteriores já mostravam crescimento na presença do novo coronavírus nas redes de esgoto. De 71%, a presença do vírus saltou para 86% nas coletas realizadas semanas antes — agora, chega-se a 100% —, segundo projeto conduzido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

 

População infectada

 

Na bacia do Onça, por três semanas consecutivas, 100% das amostras resultaram positivas para a presença do novo coronavírus. A estimativa de população infectada também aumentou na mais recente semana de coletas, chegando a 11,7% da população atendida por uma das sub-bacias de esgotamento analisadas, em um dos pontos de coleta.

 

Na semana anterior (de 1º a 5 de junho), dados do mesmo ponto de coleta permitiam estimar que 6,9% da população atendida estaria infectada pelo novo coronavírus. Agora,  estima-se que mais de 50 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus, conforme carga viral identificada nas amostras coletadas entre 8 e 12 de junho.

 

Esta população equivale a aproximadamente 2,5% de toda a população interligada aos sistemas de esgotamento e tratamento das bacias do Arrudas e do Onça. Na semana de coleta anterior, estimava-se em mais de 20 mil pessoas infectadas nas regiões pesquisadas.

 

“Os resultados e as estimativas com base no monitoramento do esgoto indicam tendência de aumento expressivo da população infectada pelo novo coronavírus em Belo Horizonte. Portanto, medidas de prevenção e controle para evitar a disseminação do vírus deveriam ser intensificadas” afirmam os pesquisadores, no boletim.

 

Brasília, 16h36min