Pelo menos 65% dos tomadores de crédito tem renda de até 5 salários

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

Dos 160 milhões de adultos no país, quase 90% tem algum tipo de relacionamento com as instituições financeiras. Com isso, cerca de 140 milhões de brasileiros possuem pelo menos uma conta poupança ou de depósito.

 

Desse grupo que se relaciona com os bancos, 55 milhões são tomadores de crédito e 65% deles ganham até cinco salários mínimos. Os dados foram apresentados pelo diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central (BC), Isaac Sidney, durante o 11º Congresso de Meios de Eletrônicos de Pagamento (Cmep).

 

Sidney ressaltou que os consumidores de menor faixa de renda são os maiores tomadores de crédito e são também os que têm o maior comprometimento de renda com os serviços de crédito. “Esse segmento pede atenção especial sobre os indicadores de endividamento, comprometimento de renda e inadimplência pela estreita relação desses indicadores com a estabilidade do sistema financeiro e com a saúde financeira do cidadão”, comentou.

 

Para o diretor do BC, a inclusão financeira tem que, necessariamente, vir acompanhada de ações para educar as pessoas a gerirem suas finanças. “O objetivo é auxiliar o cidadão na festão de suas financias para que o peso dos compromissos não afete o orçamento familiar”, afirmou.