Paulo Guedes e Bolsonaro

Paulo Guedes tornou-se um soldado das aventuras golpistas de Bolsonaro

Publicado em Economia

Não bastasse ter rasgado toda a cartilha liberal com a qual tomou posse como ministro da Economia, Paulo Guedes tornou-se um dos soldados mais aguerridos do presidente Jair Bolsonaro na aventura golpista que está em andamento. A quem quer que seja, Guedes deixa claro que o objetivo dele é garantir que Bolsonaro se mantenha no poder.

 

Nos últimos meses, o ministro da Economia assumiu a missão de tornar viáveis programas que têm o claro objetivo de aumentar a popularidade de Bolsonaro. Populismo puro. Rasga-se a lei, como no caso dos precatórios, e cria-se um Bolsa Família turbinado. Intervém-se na Petrobras para a criação de um vale-gás.

 

Sim, um Bolsa Família mais robusto é muito bem-vindo. Apoio à população mais carente para bancar o gás de cozinha, também. Mas o caminho é fazer tudo com responsabilidade fiscal. Guedes, para agradar o chefe, está atropelando tudo. Deixou os princípios de lado. Inclusive, em relação à manutenção da democracia.

 

Hoje, dos que integram a equipe de Guedes, a maior parte aceita todas as barbaridades porque estão inebriados pelo poder que acham que têm. Também porque compartilham de todo o atraso defendido por Bolsonaro, que é misógino, machista, homofóbico e detesta pretos e pobres.

 

Enfim, Guedes e sua equipe endossam o que há de pior em Bolsonaro. Enquanto isso, a inflação dá sinais de descontrole e o Banco Central pesa a mão sobre os juros.

 

Brasília, 18h39min