CBNFOT010420202427 Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

“Paulo Guedes perdeu muita influência sobre Bolsonaro”, diz um ministro

Publicado em Economia

Um dos ministros mais próximos do presidente Jair Bolsonaro assegura que seu colega da Economia, Paulo Guedes, o Posto Ipiranga, perdeu muito da influência que tinha sobre o chefe do Executivo.

 

“Nós, que estamos no dia a dia do governo, que falamos diariamente com o presidente, estamos cientes de que Paulo Guedes já não faz tanto a cabeça do chefe”, afirma o ministro. “Diria que a relação entre eles hoje é mediana”, acrescenta.

 

A avaliação no Palácio do Planalto é a de que Guedes, para reconquistar espaço no coração de Bolsonaro, terá que mostrar resultados muito bons na economia nos próximos dois anos. Isso é considerado vital para a reeleição do presidente.

 

“Não bastam promessas. É preciso entregar”, diz o mesmo ministro. “Antes da pandemia do novo coronavírus, o ritmo de recuperação vinha aquém do desejado. Com a covid, foi um desastre. O auxílio emergencial reduziu parte dos estragos, mas 2021 e 2022 terão que ser muito bons”, emenda.

 

A pressão sobre Guedes será maior por causa do risco de volta da inflação diante da disparada dos preços do alimentos. O Ministério da Economia reclamou de uma ação do Ministério da Justiça, que interpelou redes de supermercados pelos reajustes, mas Bolsonaro deu aval ao movimento do ministro André Mendonça.

 

Se a carestia se estender por muito tempo, o Planalto está certo de que parte do apoio que o presidente conquistou entre a população de mais baixa renda, sobretudo no Nordeste, vai se perder rapidinho. Inflação alta, puxada pela comida, é o pior imposto sobre os pobres. Guedes que se cuide.

 

Brasília, 12h01min