Passagens de ônibus ficarão mais caras com aumento de impostos

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Mais uma má notícia para os contribuintes. Agora, além do preço da gasolina mais caro, o consumidor terá que lidar com reajustes nas passagens de ônibus. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) enviou um ofício ao Ministério da Fazenda na última quarta-feira (2) solicitando isenção do aumento do PIS/Cofins, imposto sobre os combustíveis. Caso não haja, as empresas serão obrigadas a antecipar a revisão das tarifas.

 

A associação, que representa mais de 500 companhias de ônibus, comunicou à pasta que os custos elevados impedem que os valores sejam mantidos. Segundo a entidade, o insumo do setor representa 23% dos custos do serviço e, uma pesquisa interna, revelou que 37% das empresas possuem dívidas tributárias com a União e 20% com municípios.

 

“É certo que essa isenção seria totalmente transferida para os usuários do transporte público que, na realidade, são na sua maioria pertencentes às classes sociais menos abonadas, que necessitam de maior atenção e assistência do poder público, principalmente nesse época de alto nível de desemprego”, comunicou o ofício. O Ministério da Fazenda ainda não respondeu a demanda.