1_pri_0610_0201_cor_22cm-6327022

Para o Centrão, “o Posto Ipiranga está prestes a ter as bombas lacradas”

Publicado em Economia

Integrantes do alto escalão do Centrão, grupo político que dá sustentação ao presidente Jair Bolsonaro, não estão dispostos a dar trégua ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem acusam de traição nas negociações envolvendo o Orçamento de 2021. Para eles, o “Posto Ipiranga está prestes a ter as bombas lacradas”.

 

No entender dos integrantes do Centrão, está ficando claro que o ministro “é uma fraude”, que oferece “gasolina batizada” ao fazer promessas para a economia que não são cumpridas. “Depois de quase dois anos e meio de governo Bolsonaro, Guedes não entregou nada do que prometeu. Nem privatização, nem crescimento econômico, nem mais empregos”, diz um líder do PP.

 

Para o Centrão, está ficando “patético” ver o ministro da Economia falando por mais de uma hora e meia em lives com investidores e empresários, dizendo que o Brasil vai crescer, que o país surpreenderá a todos. “O que ouvimos de representantes do mercado é que o poder cegou Guedes, que ele não consegue ver a realidade, vive num mundo paralelo”, acrescenta um parlamentar do PL.

 

Bolsonaro vai cobrar Guedes

 

Os líderes do Centrão asseguram que, hoje, Guedes conta apenas com o apoio de Bolsonaro e de uma parte dos militares que têm assento no Palácio do Planalto. “Ninguém mais compra o discurso do ministro da Economia, o que é muito ruim para o país, que precisa de uma referência confiável para se guiar em meio ao atoleiro”, destaca um político do PSD.

 

Segundo esses líderes, se Guedes “não tomar jeito”, não voltar para a realidade, dificilmente continuará no cargo. “Hoje, para nós, a referência no governo quando o assunto é economia é o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ele não tem a empáfia do ministro e tem mostrado um bom jogo político”, afirma o líder do PP.

 

Os integrantes do Centrão acreditam que, com a piora da economia — sairão dados muito ruins do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação nos próximos meses — e a forte queda da popularidade, Bolsonaro vai jogar toda a sua tensão para cima de Guedes. E as fragilidades do ministros serão escancaradas. “O Posto Ipiranga pode se preparar”, avisa o parlamentar do PL.

 

Brasília, 21h01min