Paulo Guedes e Bolsonaro

Para integrantes da equipe econômica, “Bolsonaro já deu”. Torcida é por terceira via

Publicado em Economia

Integrantes da equipe econômica, que não compartilham do endeusamento do presidente da República pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, dizem, em conversas reservadas, que “Jair Bolsonaro já deu”. Para eles, será muito bom ao país se uma boa candidatura da terceira via vencer as eleições de 2022.

 

No entender desse grupo — minoritário, ressalte-se, no Ministério da Economia —, Bolsonaro simplesmente rasgou o programa liberal com o qual foi eleito e que teve Guedes como grande fiador. “As grandes reformas estão paralisadas e tudo o que foi apresentado é muito ruim”, diz um dos técnicos.

 

Os subordinados de Guedes dizem que o próprio ministro se rendeu “ao despreparo de Bolsonaro” para liderar o Brasil. Fala muito e faz pouco. E, quando fala, provoca polêmica por pensar muito parecido com o presidente da República. O ministro é visto como um grande conservador e cheio de preconceitos.

 

Esses integrantes da equipe econômica também não veem com bons olhos uma possível eleição do ex-presidente Lula, que lidera as intenções de votos em todas as pesquisas. Alegam que o aparelhamento feito pelo PT durante os 14 anos em que esteve no poder foi prejudicial para o país.

 

Dos nomes que estão colocados até agora, como João Doria, Eduardo Leite, Luiz Henrique Mandetta e Rodrigo Pacheco, nenhum anima os integrantes da equipe econômica. “Falta alguém que realmente movimente as massas, que passe confiança para atrair os eleitores”, afirma outro técnico.

 

Brasília, 15h27min