BNDES Foto: Adilson Vasconcellos/JCom/D.A Press

O que o BNDES tem a esconder?, pergunta associação de empregados do banco

Publicado em Economia

Em texto publicado em sua página na internet, a Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) questiona o que a instituição tem a esconder para agir com tanta truculência ao demitir um empregado, Gustavo Soares, por justa causa, sem direito à defesa.

 

“Alguém poderia perguntar: será que esse episódio revela uma instituição que realmente possui um problema crônico com vazamento de informações?”, indaga a direção da AFBNDES. O que assusta, segundo a entidade, é que essa pergunta não foi considerada relevante, mesmo com um empregado do BNDES tendo sido sumariamente demitido para servir de exemplo.

 

Segundo a associação, em agosto deste ano, uma apresentação circulou no BNDES e passou pela mão de centenas de empregados. A apresentação conteria um slide comprometedor, “que poderia criar desagradáveis problemas” para o recém-nomeado presidente do banco, Gustavo Montezano.

 

A AFBNDES ressalta ainda que a apresentação nunca chegou à imprensa. Mas esse evento ficou conhecido como um “vazamento” de informações. Diz, ainda, que “punição exemplar foi demandada para, pedagogicamente, explicitar que vazamentos não são mais toleráveis”.

 

Abuso de poder

 

A diretoria da associação chama a atenção: “Centenas de pessoas (viram dados de uma apresentação feita aos superintendes do BNDES) e nada na mídia”. Ou seja, o que se viu, no entender da AFBNDES, foi um abuso de poder. O empregado demitido se diz revoltado e vítima de arbitrariedade.

 

O tal slide da discórdia conteria “pontos de atenção” para a imagem do BNDES, que não é a melhor junto ao público, por estar associada a suspeitas de corrupção. Uma sindicância interna constatou que Gustavo Soares havia baixado a apresentação no computador. Vários empregados viram as informações por meio de um sistema denominado Arquivo X.

 

Até agora, mesmo diante de toda polêmica e de toda a perplexidade de seus funcionários, que veem um processo de caça às bruxas, o BNDES não se manifestou sobre o tema.

 

Brasília, 15h48min