O inacreditável desrespeito dos frigoríficos

Publicado em Economia

A corrupção no Brasil não tem limites. Quando se pensa que tudo de ruim já aconteceu, vem a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal. Depois de dois anos de investigações, descobriu-se que o país está sendo alimentado por carne podre, infectada por bactérias e infestada de ácido ascórbico, altamente cancerígeno. Sabe-se, agora, que estamos comendo frango moído com papelão e mortadela, salsicha e linguiça produzidas de forma imprópria. Não há o menor respeito aos consumidores. Do lado das empresas, a única coisa que interessa é o lucro a qualquer custo. Para fiscais do Ministério da Agricultura, o mais importante é garantir propinas da corrupção para bancar uma vida de luxo. Inacreditável.

A organização criminosa foi comandada pelos dois maiores produtores de alimentos do país, os grupos JBS, controlador da Friboi, da Seara e da Swift, e BRF Brasil, dono da Sadia e Perdigão. Esses grupos só se tornaram o que são hoje graças à mão amiga do governo, que liberou bilhões de reais em empréstimos a juros camaradas por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O JBS, por sinal, foi eleito no governo Lula como um dos campeões nacionais. A proximidade do poder inebriou os irmãos Joesley e Wesley Batista, que transformaram, em tempo recorde, um pequeno frigorífico no maior conglomerado produtor de proteína animal do mundo.

 

A política está envolvida até o pescoço nesse crime inaceitável. Como ressaltou o delegado da PF Maurício Moscardi Grillo, o esquema de corrupção, que consistia na liberação de licenças para a comercialização de produtos fora da lei, irrigou o caixa do PP, partido do atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e do PMDB. Historicamente, as duas legendas, mesmo nos governos petistas, sempre lotearam a pasta. Em troca de apoio político, o governo entregou as superintendências regionais do ministério para apadrinhados políticos. Sabendo da propensão à corrupção de muitos deles, as empresas não se intimidaram em oferecer propina para ver seus interesses atendidos ou irregularidades protegidas.

 

Isso mostra o quanto o sistema está contaminado pela corrupção. Esperava-se que a Lava-Jato, que completou três anos ontem, justamente no dia em que a Operação Carne Fraca foi colocada na rua, tivesse contribuído para reduzir a corrupção. Infelizmente, não. Os crimes contra o país continuam sendo cometidos na cara dura. Que se danem os cofres do governo e a saúde pública. Entre jogar no lixo carnes estragadas e registrar as perdas nos balanços, os frigoríficos preferem reembalá-las e vendê-las ou mesmo triturá-las e fazer embutidos que são incluídos no cardápio da merenda escolar.

 

Estado paralelo

 

Em vez de um discurso veemente de repúdio às empresas que desdenham dos consumidores, o governo tenta baixar a poeira, alegando que o estrago da Operação Carne Fraca na economia pode ser grande, seja por reduzir o consumo interno, seja por prejudicar as exportações. Para o Palácio do Planalto, os frigoríficos são grandes e importantes empregadores neste momento em que se tenta tirar o país da recessão. Ninguém, porém, está questionando a importância desse setor para a economia. Grandes ou pequenas, as empresas não podem cometer crimes como os revelados pela Polícia Federal. O mínimo que se espera delas é respeito aos consumidores, ofertando produtos de qualidade.

 

Em qualquer país sério do mundo, a população daria início a um boicote às marcas envolvidas nas irregularidades. Certamente, veremos protestos em parte dos 150 países para os quais exportamos carnes de boi, de frango e de porco. Lá fora há consciência de que empresas que não respeitam as regras mínimas de saúde e do mercado devem ser banidas. Aqui, porém, campanhas embaladas por artistas famosos vão amenizar os fatos até que as denúncias da Polícia Federal caiam no esquecimento. Vamos ouvir, de novo, atores e apresentadores de tevê dizendo que se pode confiar nessa e naquela marcas, pois seus produtos são consumidos na casa deles. Alguns nem sequer comem carne. Estão preocupados apenas em engordar a conta bancária.

 

A Polícia Federal já avisou que a Operação Carne Fraca foi a primeira de várias que estão por vir. Há muito mais a ser desvendado sobre a organização criminosa que tomou de assalto o Ministério da Agricultura e corrompeu servidores que deveriam proteger os interesses dos consumidores. Resta saber se, diante de tantas evidências de crimes, o governo deixará que os frigoríficos, grandes financiadores de campanha, continuem atuando num Estado paralelo, sem lei. O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, tem muito a dizer sobre isso. Afinal, ele se dirigia a um dos líderes do esquema, o fiscal agropecuário Daniel Gonçalves Filho, como o “grande chefe”.

 

Brasília, 10h10min