O estranho comportamento de Leila do Vôlei de apoio ao fumo

Publicado em Economia

No Dia Mundial Sem Tabaco, está chamando a atenção no Senado o comportamento da senadora Leila do Vôlei (PSB-DF), atleta reconhecida no país, de apoio ao fumo.

 

Foto: Ed Alves/CB/DA Press

Atendendo a um apelo do partido dela e de bares e restaurantes, ela admite a seus pares apresentar relatório ainda nesta sexta-feira, 31 de maio, pedindo a retirada do dispositivo que proíbe o uso de aditivos de sabor em cigarros e outros fumígenos.

 

Para esclarecer: os fumígenos incluem os narguilés, que fazem muito mal à saúde e têm levado muitos jovens ao hábito de fumar. Em todas as cidades, há bares só de narguilés ou restaurantes que permitem seu uso, mesmo em ambiente fechado. Os jovens também recorrem a cigarros saborizados, que disfarçam o gosto da nicotina.

 

A posição da senadora, se confirmada, vai contra tudo o que está sendo feito no país em termos de política pública.

 

Estudo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgado nesta sexta, mostra que a proibição do fumo em ambientes fechados preservou a vida de pelo menos 15 mil crianças entre 2000 e 2016. Elas deixaram de ser fumantes passivas em ambientes fechados.

 

O Ministério da Saúde informa ainda que houve queda de 40% no número de fumantes no Brasil nos últimos 13 anos: 9,3% da população ainda têm o hábito de fumar; em 2006, eram 16,2%.

 

Brasília, 13h15min