Ministério da Fazenda manda funcionários recolherem pertences temendo invasão

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Apesar de a Força Nacional estar espalhada por toda a Esplanada a fim de manter a ordem nesta sexta-feira, 10, dia de manifestações de servidores, o Ministério da Fazenda recomendou a seus funcionários e aos jornalistas que cobrem diariamente a Pasta a recolherem todos os seus pertences. O temor é de uma nova invasão do prédio.

 

A Fazenda está na mira dos manifestantes. Além das medidas de ajuste fiscal, o ministério comandado por Henrique Meirelles está liderando o debate da reforma da Previdência. É grande o descontentamento dos trabalhadores em relação às mudanças no sistema previdenciário propostas pelo governo.

 

Os servidores estão se movimentando pesado para derrubar as medidas provisórias encaminhadas pelo governo ao Congresso. Uma delas prevê o adiamento dos reajustes de salários de 2018 para 2019. Outra, eleva a contribuição previdenciária de 11% para 14%.

 

O clima é de tensão no governo. E de sangue nos olhos dos servidores, que se preparam para uma greve geral. Na temperatura que o assunto chegou, o risco de haver conflitos e muito quebra-quebra na Esplanada é grande.

 

Brasília, 15h41min