CarrosEletricos Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ministério da Economia abre processo de compra de postos para carros elétricos

Publicado em Economia

Dentro de um processo de contrapartida em cooperação técnica com o Governo do Distrito Federal (GDF) para o compartilhamento de carros elétricos, o Ministério da Economia abriu licitação para a compra de equipamentos a fim de instalar seis postos para abastecer os veículos.

 

Pelo pregão n° 19/2020 (http://www.in.gov.br/web/dou/-/aviso-de-licitacao-293011346), lançado nesta quarta-feira (09/12), os eletropostos terão de permitir a recarga simultânea de dois veículos elétricos em locais públicos.

 

O Ministério da Economia informa que a licitação é uma das medidas previstas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado, em 11 de setembro, com o GDF, dentro do projeto-piloto Vem DF. Assim, o uso dos carros elétricos para deslocamento a serviço, que já  existe no governo distrital, será estendido aos servidores federais.

 

“Estamos avançando no modelo de compartilhamento de veículos, agora com utilização da mobilidade elétrica, que vai fomentar a cadeia produtiva neste segmento e modernizar ainda mais o transporte no setor público. Também vamos economizar recursos e contribuir para a sustentabilidade do transporte urbano”, diz Caio Paes de Andrade, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

 

Segundo ele, uma das metas do acordo é a ampliação da área de circulação dos veículos por meio de instalações de eletropostos, que está sob responsabilidade do Ministério da Economia. Os seis eletropostos serão instalados na Esplanada dos Ministérios e em outros locais estratégicos do Distrito Federal.

 

O processo prevê que, ao GDF, caberá compartilhar os veículos elétricos, os carregadores e o software de gestão e monitoramento. Atualmente, há 16 veículos elétricos que rodam no DF. A previsão é de que dois carros cumpram trajetos exclusivos pela Esplanada, além dos demais que já realizam o transporte administrativo por outras localidades de Brasília.

 

O ministério informa que a iniciativa está alinhada à Lei nº 13.755/2018, conhecida como Rota 2030, que fixa os requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos no Brasil. Entre as diretrizes estão o incremento da eficiência energética, o desempenho estrutural e a disponibilidade de tecnologias assistivas; o estímulo à produção de novas tecnologias e inovações; a promoção do uso de biocombustíveis e de formas alternativas de propulsão; além da valorização da matriz energética brasileira.

 

Brasília, 11h35min