esplanada dos ministérios
esplanada dos ministérios Crédito: Breno Fortes/CB/D.A. Press. esplanada dos ministérios

MGI contabiliza 2 milhões de inscritos para Concurso Unificado. Prazo termina hoje

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) alcançou mais um recorde histórico: é o único concurso público do país ultrapassar 2 milhões de inscritos, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O prazo para as inscrições termina às 23h50 desta sexta-feira (9/2).

 

O Concurso Unificado, conhecido também como Enem dos Concursos, oferece 6,6 mil vagas em 21 órgãos da administração federal.  As inscrições podem ser feitas em apenas um dos oito blocos temáticos, separados por áreas de conhecimento.  Para os cargos os sete blocos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, e, para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60.

 

O pagamento da taxa deve ser feito apenas por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga no banco, ou via PIX, com o respectivo QR Code.  De acordo com informações do MGI, 700 mil pessoas ainda precisam pagar a GRU referente à taxa de inscrição.

 

Em nota, a ministra-chefe do MGI, Esther Dweck, fez um alerta aos candidatos que já realizaram a inscrição, mas que ainda não fizeram o pagamento da taxa. “A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou”, disse.

 

“Nessa primeira leva, a gente foi tentando priorizar áreas que estavam muito desfalcadas e que não tinham tido um concurso no período mais recente”, argumentou a ministra.

 

A ministra tem informado em suas entrevistas que a ideia da pasta é fazer um novo concurso unificado, juntando outras áreas. “Então, teremos novamente, se tudo der certo, esse concurso unificado e a nossa expectativa é que seja de dois em dois anos”, disse.

 

Nesta semana, em entrevista com jornalistas na sede da pasta, a ministra disse que espera, até o fim do dia de hoje, atingir o número estimado de inscrições, de 3 milhões. Na ocasião, ela disse que o volume de inscrições estava “dentro do esperado”.

 

Para se inscrever, o candidato precisa acessar a página do Gov.br . É necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas para realizar a inscrição e fazer a escolha pelas carreiras, que estarão divididas nos oito blocos temáticos.  A prova será realizada simultaneamente em 220 cidades do Brasil, no dia 5 de maio.