Saúde Brasileiros são maioria entre profissionais estrangeiros na área da saúde em Portugal. Foto: JEFF PACHOUD/ AFP

Mesmo com um terço da população de Portugal, DF tem 15% a mais de mortes pela covid que país europeu

Publicado em Economia

É impressionante como a covid-19 está fazendo estragos no Distrito Federal. Mesmo tendo um terço da população de Portugal (10 milhões de pessoas), o DF tem 15% a mais de mortes pela covid-19 do que o país europeu.

 

Dados oficiais da Secretária de Saúde do DF apontam que 2.042 pessoas morreram na capital do Brasil depois de serem infectadas pelo novo coronavírus. Em Portugal, o total de mortes está em 1.779. É uma comparação impressionante.

 

O que chama a atenção é o fato de o Distrito Federal ter sido a primeira unidade da Federação a decretar medidas restritivas à população e fechamento das atividades econômicas. Mas a retomada rápida vida normal e a falta de compreensão da gravidade da doença pela maior parte da população jogaram tudo por terra.

 

Enfim, as discrepâncias em relação a Portugal são grandes quaisquer sejam as comparações. O país europeu tem, no total, 54.502 casos de infectados pelo novo coronavírus. É praticamente a mesma quantia que o Brasil registra por dia.

 

Portugal, ressalte-se, é apontado como um dos países que melhor soube lidar com a pandemia do novo coronavírus. Foi rígido quando teve que ser e só retomou as atividades econômicas quando viu segurança para isso. A preservação de vidas prevaleceu em todos os momentos.

 

Brasília, 21h39min