Meirelles será pré-candidato à Presidência pelo PSD

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já não esconde de mais ninguém que será candidato ao Palácio do Planalto em 2018. Nesta quarta-feira, 13, ele abriu a sua casa, no Lago Sul, uma das zonas mais nobres de Brasília, para receber, em almoço, a bancada do PSD. Convidado a ser pré-candidato do partido, ele aceitou.

 

Segundo Marcos Montes (MG), líder do PSD, Meirelles recebeu a oferta com “entusiasmo”. Para o parlamentar, o nome do ministro “cai como uma luva” para o mercado. No entender de Montes, ao aceitar o convite para ser pré-candidato à Presidência, Meirelles “atenderá o desejo da sociedade”.

 

O PSD está convencido de que, com a forte rejeição aos políticos tradicionais, o nome de Meirelles na lista de candidatos fará a diferença. O partido acredita ainda que, com a economia melhorando — a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça mais de 3% em 2018 —, o ministro terá o que apresentar.

 

Meirelles nunca escondeu seu desejo de ser candidato à Presidência da República. É um sonho antigo. Em 2010, trabalhou pesado para ser vice na chapa de Dilma Rousseff. Mas acabou tendo o seu nome vetado pelo PMDB, que acabou optando por Michel Temer. Dilma também trabalhou contra, pois nunca gostou de Meirelles.

 

Sonho frustrado

 

Meirelles começou a carreira política em 2002, quando foi o deputado federal mais votado em Goiás. Elegeu-se pelo PSDB, mas abriu mão do mandato para comandar o Banco Central de Lula. Durante o período em que esteve no BC, tentou se viabilizar como candidato ao governo do estado de nascença, mas também se frustrou.

 

Em 2014, já no PSD, cogitou a Presidência da República, mas o partido optou por apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. Agora, está convencido de que sua vez pode, finalmente, ter chegado. Tanto, que passou a incluir, em sua agenda, viagens para participar de cultos evangélicos. Ele acredita que esse grupo religioso pode lhe garantir muitos votos.

 

Com esses movimentos políticos, no entanto, Meirelles desagrada a cúpula do PMDB do Senado, que não o vê com bons olhos. Como não é bobo, o ministro se aproximou muito do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o que lhe causou desgaste com o presidente Michel Temer. Quando Temer estava ameaçado de perder o mandato, Meirelles disse que continuaria ministro se Maia assumisse. Parte do PMDB e do Planalto viu isso como traição.

 

Para bombar sua gestão, Meirelles deve anunciar, nos próximos dias, a revisão das estimativas de crescimento da economia para este ano, de 0,5% para 1%. Ele vai atribuir o resultado melhor da economia às medidas que ele adotou desde que assumiu o Ministério da Fazenda.

 

Veja a lista dos parlamentares que estiveram no almoço com Meirelles:

 

Marcos Montes (MG)
André de Paula (PE)
Antônio Brito (BA)
Atila Lins (AM)
Carlos Souza (AM)
Diego Andrade (MG)
Edmar Arruda (PR)
Evandro Roman (PR)
Expedito Netto (RO)
Fábio Mitidieri (SE)
Heuler Cruvinel (GO)
Goulart (SP)
Herculano Passos (SP)
Jefferson Campos (SP)
João Rodrigues (SC)
Joaquim Passarinho (PA)
José Nunes (BA)
Júlio Cesar (PI)
Marcos Reategui (AP)
Raquel Muniz (MG)
Sérgio Brito (BA)
Victor Mendes (MA)

 

Brasília, 14h52min