Mansueto diz que começará no BTG Pactual em janeiro de 2021

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, confirmou ao Blog sua ida para o banco BTG Pactual.  Ele disse que só poderá começar no novo cargo “na segunda quinzena de janeiro de 2021”, após o término do período de quarentena.

 

“Estava cansado há tanto tempo no governo”, disse Mansueto ao justificar o motivo de sua saída.

 

O economista deixou o Tesouro Nacional em 15 de julho, quando foi substituído por Bruno Funchal, que tem como compromisso guardar a chave dos cofres da União em um ano complicado de aumento acelerado de gastos por conta da pandemia de covid-19. Pelas previsões do governo, o rombo das contas públicas deste ano deve chegar a R$ 787,5 bilhões, conforme o relatório de avaliação de receitas e despesas do 3º bimestre de 2020.

 

Especialista em contas públicas, Mansueto deixou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2016, para integrar a equipe econômica do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Primeiro, assumiu a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) e, depois, o Tesouro Nacional, onde ficou até o mês passado substituindo Ana Paula Vescovi, que deixou o governo em direção do banco Santander.

 

No BTG Pactual, banco que o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, ajudou a fundar e presidido por André Esteves, Mansueto encontrará Eduardo Guardia, ex-secretário-executivo de Meirelles que assumiu a pasta em 2018, quando o ex-ministro largou o cargo para disputar as eleições presidenciais como candidato do MDB.