Rodrigo Maia
Rodrigo Maia Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Rodrigo Maia

Maia articula com Casa Civil cronograma para pagamento de verbas prometidas pelo governo

Publicado em Economia

RODOLFO COSTA

 

A aprovação relâmpago do pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, tem mais do que um dedo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Tem as duas mãos do demista, que articula pessoalmente com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o cronograma de liberação de recursos para quitar as emendas parlamentares aos deputados.

 

Os recursos virão da Lei 13.888/2019, fruto do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 18/2019. O texto possibilitou a abertura de crédito suplementar na ordem de R$ 3 bilhões. Os recursos estão sendo remanejados dentro do Orçamento da União para, sobretudo, destinar verbas a políticas públicas nas áreas da saúde e do desenvolvimento urbano. 

 

A liberação das emendas constitui um dos instrumentos da articulação política conduzida pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Líderes partidários dizem ao Blog, contudo, que essa missão está a cargo de Onyx, que, por sua vez, divide com Maia a decisão de agendar os pagamentos às bases eleitorais dos deputados.