Lula Foto: JULIEN DE ROSA / AFP

Lula ultrapassa Bolsonaro em popularidade nas redes sociais. Moro fica em terceiro

Publicado em Economia

A vitoriosa viagem de Lula pela Europa, sendo aplaudido de pé no Parlamento Europeu e recebido com honras de chefe de Estado na França, fez o petista disparar no Índice de Popularidade Digital (IPD) calculado pela Quaest Consultoria e Pesquisa. Lula atingiu 63,9 pontos em 16 de novembro contra 57,9 de Bolsonaro. O ex-juiz Sergio Moro ficou em terceiro, com 30,7 pontos.

 

Segundo o cientista político Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor a Quaest, pouco antes de desembarcar na Europa, em 5 de novembro, o ex-presidente estava em seu pior  momento no IPD (outubro/novembro), com 36,1 pontos. Mas houve uma inversão e o petista cresceu 27,8 pontos.

 

O pesquisador ressalta que, apesar de ser ultrapassado por Lula, Bolsonaro continua como o mais popular nas redes. E se mantém em lugar de destaque nas menções graças a seu comportamento menos raivoso. “Esse estilo mais calado está contribuindo para manter Bolsonaro no pelotão de cima, sem grandes volatilidades, como costumava acontecer com ele no IPD nos últimos tempos”, analisa Nunes.

 

Gabinete do Ódio

 

Apesar de ver Lula como maior adversário nas eleições, Bolsonaro tem se preocupado demais com o forte crescimento de Sergio Moro. Não à toa, o vereador Carlos Bolsonaro escalou o Gabinete do Ódio para tentar abater o ex-juiz em pleno voo. Ele pode tirar muito votos do presidente.

 

Na terça-feira passada (16/11), quando o relatório foi concluído, Moro apareceu em terceiro lugar, com 30,7 pontos, à frente do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 28,9 pontos. A filiação ao Podemos e o discurso de pré-candidato à Presidência contribuíram para os bons resultados do ex-juiz, assinala o diretor da Quaest. Ciro, que tem uma forte estratégia nas redes, manteve-se no patamar entre 28 e 30 pontos.

 

“Moro assumiu a terceira colocação no IPD e teve uma evolução considerável, principalmente se lembrarmos que, no dia 25 de outubro, a pontuação dele era de 17,2. Sua candidatura tem chamado a atenção e gerado engajamento e mobilização digital”, avalia Felipe Nunes.

 

Para ele, “se isso vai se manter, é outra história. É bom lembrar que outros políticos já obtiveram performance similar em momentos específicos, mas nenhum deles conseguiu sustentar esse bom desempenho por muito tempo”.

 

Brasília, 15h41min