Banco do Brasil Banco do Brasil vai reforçar presença em Portugal Foto: Minervino Júnior/CB/DAPress

José Ricardo Fagonde Forni e Ênio Mathias Ferreira são os novos vices do Banco do Brasil

Publicado em Economia

O Banco do Brasil informou, nesta terça-feira (13/04), à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que indicou José Ricardo Fagonde Forni para a vice-presidência de Gestão Financeira e de Relações com Investidores e Ênio Mathias Ferreira para a vice-presidência Corporativa.

 

Eles vão substituir, respectivamente, Carlos da Costa André e Mauro Ribeiro Neto. Segundo o Banco do Brasil, André renunciou por motivo de aposentadoria e Neto, por motivos pessoais. Eles deixarão os cargos, respectivamente, em 26 de abril e 30 de abril.

 

A meta do novo presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, é trocar até seis dos sete vice-presidentes da instituição. O único que deve ficar é Carlos Motta, da área de Varejo.

 

Atualmente, Ricardo Forni é diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio e Ênio Ferreira, diretor de Governo. O BB informa que essas mudanças iniciam o processo de aprovação nas instâncias competentes de governança da instituição, com vistas à eleição pelo Conselho de Administração.

 

• Ricardo Forni é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), tem  MBA Finanças pelo IBmec, certificação avançada em Inovação pelo IMD (Suíça) e diversos cursos de finanças e gestão de riscos no Brasil e no exterior. Trabalha desde 1986 no Banco do Brasil, tendo atuado como gerente-adjunto no BB Londres (Reino Unido), como gerente executivo na Diretoria de Gestão de Riscos e na BB DTVM. Exerceu os cargos estatutários de diretor Administrativo, Financeiro, Riscos e Compliance na Brasilcap Capitalização (2016-2017), diretor de Controles Internos do BB (2017-2019) e diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do BB (2019-2021). É Conselheiro de Administração na BB DTVM e Conselheiro Fiscal na Elo Participações Ltda e na Cassi.

 

• Ênio Ferreira é especialista em administração pública. Dedicou dezesseis anos de sua carreira à Diretoria de Governo, quatro dos quais, de 2014 a 2018, como gerente executivo. Também exerceu o cargo de gerente executivo na Diretoria de Tecnologia, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2014. É graduado em direito e em administração, tem MBAs em gestão pública, em Marketing e em negócios financeiros.