JBS diz que é “leviano é equivocado” dizer que está em situação difícil

Publicado em Economia

O grupo JBS encaminhou ao Blog resposta sobre as declarações do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Rangel, de que o governo estaria mapeando os riscos de as empresas da família Batista quebrarem. As afirmações foram feitas durante entrevista no programa CB.Poder, uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília. Veja a íntegra da nota:

 

“Lamentamos que a entrevista com o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Rangel, tenha sido publicada sem que a JBS tenha se posicionado com relação aos comentários sobre a empresa.

A Companhia reitera que é leviano e equivocado dizer que a situação financeira da JBS é preocupante e relaciona abaixo algumas das evidências que ratificam a solidez operacional e financeira da JBS:

1) A JBS é a maior processadora de proteína animal do mundo e a segunda maior empresa global de alimentos. Com um diversificado portfólio de produtos, composto por dezenas de marcas reconhecidas mundialmente por sua qualidade, a JBS exporta para mais de 150 países e possui mais de 300 mil clientes ativos em todo o mundo.

2) A empresa tem saúde financeira robusta, com um fluxo de caixa positivo e tem reportado bons resultados trimestre após trimestre. No segundo trimestre de 2017, a JBS anunciou receita líquida de R$ 41,7 bilhões e lucro líquido R$ 309,8 milhões. Prova de que as operações no Brasil e no mundo continuam em ritmo normal e todas as estratégias em andamento estão dentro do plano de negócios previamente estabelecido.

3) Dando continuidade ao objetivo de se tornar uma referência global em relação às melhores práticas mundiais, a JBS anunciou uma série de medidas nas suas áreas de governança corporativa e compliance. Entre elas, a atual composição do Conselho de Administração, que passa a ter quatro conselheiros independentes; o novo programa “Faça Sempre o Certo”, a contratação de Marcelo Proença para o cargo de Diretor Global de Compliance e a assessoria do escritório White & Case LLP, para apoiar o novo projeto da companhia.

4) No início deste semestre, a JBS concluiu a renegociação de sua dívida com instituições financeiras no Brasil e no exterior, que possibilitou a estabilização do endividamento da empresa e forte trabalho de desalavancagem, trazendo a segurança necessária para suas atividades e relações com todos os seus stakeholders.

A JBS tem uma estrutura operacional e financeira robusta e continuará entregando resultados consistentes para honrar o compromisso com seus acionistas, fornecedores, clientes e os 230 mil colaboradores que a empresa emprega em todo o mundo, sendo 128 mil apenas no Brasil.”

 

Brasília, 10h30min