inss
inss Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press inss

INSS retomará atendimento nas agências, mas só com hora marcada

Publicado em Economia

Se não houver mudança de última hora, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a ser reabertas gradualmente no dia 14 de setembro, segunda-feira. Mas, de início, os atendimentos serão restritos, só com hora marcada.

 

O objetivo do INSS é evitar aglomerações, preservando tanto a saúde dos servidores quanto a de aposentados e pensionistas, que, em sua maioria, estão nos grupos de riscos. A contaminação pela covid-19 no Brasil ainda está em ritmo acelerado.

 

Segundo o INSS, com a proximidade do retorno gradual do atendimento presencial é preciso que os segurados fiquem atentos, pois, para serem atendidos em uma das agências que reabrirá ao público, será necessário realizar agendamento.

 

Serviços disponíveis nas agências

 

Para isso, avisa o órgão, será imprescindível marcar hora pelo Meu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou por meio do telefone 135. Estarão disponíveis para atendimento presencial nas agências os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

 

O INSS é enfático: segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações dentro e fora das agências, de acordo com orientações do Ministério da Saúde. “Portanto, não saia de casa à toa. Antes, proceda com o agendamento pelos canais acima citados”, avisa o órgão.

 

Brasília, 17h32min