Se não houver mudança de última hora, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a ser reabertas gradualmente no dia 14 de setembro, segunda-feira. Mas, de início, os atendimentos serão restritos, só com hora marcada.
O objetivo do INSS é evitar aglomerações, preservando tanto a saúde dos servidores quanto a de aposentados e pensionistas, que, em sua maioria, estão nos grupos de riscos. A contaminação pela covid-19 no Brasil ainda está em ritmo acelerado.
Segundo o INSS, com a proximidade do retorno gradual do atendimento presencial é preciso que os segurados fiquem atentos, pois, para serem atendidos em uma das agências que reabrirá ao público, será necessário realizar agendamento.
Serviços disponíveis nas agências
Para isso, avisa o órgão, será imprescindível marcar hora pelo Meu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou por meio do telefone 135. Estarão disponíveis para atendimento presencial nas agências os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
O INSS é enfático: segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações dentro e fora das agências, de acordo com orientações do Ministério da Saúde. “Portanto, não saia de casa à toa. Antes, proceda com o agendamento pelos canais acima citados”, avisa o órgão.
Brasília, 17h32min