INSS liberará recursos para vítimas de Brumadinho

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O governo federal está articulando um socorro às vítimas do desastre ambiental de Brumadinho (MG) por meio de benefícios do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), de acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

 

“O governo prepara uma ação em relação a Brumadinho para socorro financeiro dos desabrigados daquela região”, disse Marinho após reunião de aproximadamente duas horas com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na sede da pasta.

 

Segundo o secretário, está sendo definido o cronograma de ações de pagamentos de abonos e benefícios aos desabrigados e familiares das vítimas fatais, que já somam 99, confirmados. Ele não revelou os valores que serão destinados nesse socorro. As medidas estão sendo definidas o anúncio será feito na sexta-feira (01/02).

 

O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Alberto Santos Cruz, também participou do encontro com Guedes, que teve como um dos principais assuntos a reforma da Previdência. Marinho disse que a reunião foi de “rotina” e também foram tratadas “questões burocráticas da secretaria que ele chefia.

 

A nova estrutura da Economia começou a funcionar oficialmente na quarta-feira (30/01), quando foi concretizada a extinção de 2,9 mil cargos comissionados com a fusão dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e de uma parte do Ministério do Trabalho.

 

12h51min