Influenciados pelo dólar, computador, máquina fotográfica e televisão puxam inflação

Publicado em Economia

RODOLFO COSTA

 

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram que os preços de bens duráveis, que vinham registrando queda de preços, passaram a subir com força e já pressionam a inflação. O motivo, diz Fábio Bentes, economista sênior da entidade, é o repasse do dólar.

 

Segundo ele, durante um bom tempo os fabricantes seguraram o repasse do câmbio para as tabelas de preços do varejo. Isso foi possível porque a prioridade das empresa era desovar os estoques encalhados. Agora, porém, não restou outra alternativa, pois a maior parte da peças usadas na fabricação embutem dólar acima de R$ 3,50.

 

Nem mesmo as vendas em queda estão inibindo os repasses de preços, diz Bentes. Pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo — 15  (IPCA-15), os microcomputadores acumulam alta de 22,7% em 12 meses. As máquinas fotográficas ficaram 20,7% mais caras no mesmo período e os televisores, 16,7%.

 

Os preços nas alturas, no entender do economista da CNC, serão cruéis para o comércio no Dia dos Pais. Pelos cálculos dele, as vendas nesta data comemorativa terão queda de 9,4%. Será o segundo ano seguido de contração, repetindo o que ocorreu com os dias das Mães e dos Namorados e com a Páscoa.

 

Brasília, 15h05min