Ilan fará discurso duro contra inflação, mas indicará convergência da meta para 2018. Juros só cairão quando houver espaço

Publicado em Sem categoria

Todas as atenções do mercado financeiro estão voltadas para o discurso que o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, fará nesta terça-feira, 28, durante a apresentação do relatório trimestral de inflação.

 

Está certo que ele lançará mão de um discurso duro contra o custo de vida, que se mantém muito distante do centro da meta, de 4,5%, indicando que a taxa básica de juros (Selic), que está em 14,25% ao ano, só cairá quando houver espaço para isso.

 

Ilan deve indicar que, apesar da postura mais dura do BC, a inflação só convergirá para o centro da meta em 2018. Mesmo com o dólar mais fraco, os modelos da autoridade monetária ainda não mostram a inflação em 4,5% até o fim de 2017.

 

O discurso mais enfático de Ilan contra a inflação tem motivo. Não soou bem dentro do BC a declaração do presidente interino, Michel Temer, de que as taxas de juros devem cair ainda neste ano. Por mais que o BC queira cortar os juros, não é indicado que o Palácio do Planalto entre na discussão.

 

O antecessor de Ilan, Alexandre Tombini, perdeu toda a credibilidade na condução da política monetária justamente porque cedeu aos apelos da presidente afastada, Dilma Rousseff.

 

Brasília, 16h10min