Ibovespa atinge 97.677 pontos e avança 1,64% na semana

Publicado em Economia

GABRIEL PONTE*

Ignorando o cenário internacional, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou o último pregão da semana antes do feriado em alta de 1,16%, aos 97.677 pontos, novo recorde de fechamento. Na sessão de negócios desta quinta-feira (24/01), o volume de negócios ficou em R$ 15,120 bilhões. O dia foi marcado, em Davos, na Suíça, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial (FEM), pelos encontros bilaterais que o presidente Jair Bolsonaro teve com autoridades estrangeiras.

 

Mesmo com o cenário adverso em Wall Street, diante da fala do secretário do comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, de que um eventual acordo comercial entre Estados Unidos e China ainda está distante de ocorrer, o cenário doméstico, com o otimismo de investidores diante das recentes falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, acerca das reformas econômicas a serem encaminhadas ao Congresso, predominou entre investidores locais.

Em descompasso com o otimismo nos negócios do balcão paulista, o dólar norte-americano encerrou o dia negociado a R$ 3,771 a venda, leve alta de 0,19%. O comportamento da divisa estrangeira esteve atrelado às falas de Mário Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), que indicou que a Zona do Euro deve apresentar crescimento mais amenos que o esperado, situação que envolve a desaceleração econômica da China.

Amanhã, (25/01), a Bolsa de Valores de São Paulo estará fechada em decorrência do aniversário da capital paulista. Os negócios voltam ao normal na segunda-feira (28/01). Na semana, o Ibovespa avançou 1,64%. Foi o segundo recorde de fechamento semanal.

 

Brasília, 19h41min