1FE02793-97FC-42C5-BF6E-FFDCEF041162

Hackers vazam dados de primeiro-ministro e de políticos de Portugal

Publicado em Economia

A invasão dos sistemas de informática da TAP, empresa aérea portuguesa, está respingando em autoridades de Portugal. O grupo intitulado Ragnar Locker, que assumiu o ataque, vazou informações do primeiro-ministro, António Costa, e de políticos de todas as tendências.

 

Telefones, endereços de residência, e-mails estão disponíveis na dark web, revela o jornal Expresso. Aproximadamente 290 e-mails com o domínio gov.pt estão à mostra. A exposição dos dados colocam a TAP em situação ainda mais complicada.

 

A presidente da companhia aérea, Christine Ourmiéres Videner, pediu desculpas pelo incidente e assegurou que a empresa está fazendo tudo para proteger as informações de seus clientes.

 

A estimativa é de que mais de 1,5 milhão de cadastros do sistema da TAP foram pegos pelos hackers entre agosto e setembro. Christine, porém, não confirma esse número.

 

Entre os políticos que tiveram os dados vazados pelos hackers estão André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega, Edite Estrela, Jamila Madeira, Paulo Portas, Alexandre Quintanilha e Joana Mortágua.

 

Nem mesmo o diretor do Serviço de Informação de Segurança, Adélio Neiva da Cruz, e do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia Federal portuguesa, Rui Clero, escaparam dos hackers.

 

A presidente da TAP afirma que está trabalhando em parceria com a Microsoft para tentar aprimorar a segurança de seus sistemas de informática, mas admite que nenhum programa é 100% seguro.

 

Ela recomenda aos clientes da empresa aérea que sejam cautelosos com qualquer mensagem fora dos padrões que venham a receber. O Ministério Público abriu inquérito para apurar responsabilidades pelo ciberataque.