ROSANA HESSEL
Uma reunião virtual do ministro da Economia, Paulo Guedes, com um grupo de empresários do grupo Coalizão da Indústria, na manhã desta quinta-feira (27/05), deu o que falar após hackers invadirem o evento. O ocorrido provocou constrangimento entre os jornalistas que acompanhavam a reunião virtual pela plataforma Zoom ao se depararem com um vídeo de um homem se masturbando, com cadastro em russo.
De acordo com a assessoria do evento, que confirmou o ocorrido, “a invasão foi restrita ao acesso da imprensa”, porque ocorreu no link em que estavam apenas assessorias e os jornalistas. “Não foi vista pelos empresários nem do Zoom, nem do streaming”, garantiu um assessor do evento ao Blog, que informou que era preciso autorização para o acesso.
A Coalização da Indústria é composta por entidades que representam 45% do Produto Interno Bruto (PIB) representando os setores automotivo; de brinquedos; de calçados; de cimento; de comércio exterior; da construção civil; do elétrico e eletrônico; de farmacêuticos; de máquinas e equipamentos; do plástico; do químico; e têxtil.
Segue abaixo a íntegra da nota enviada à imprensa pela entidade organizadora do evento:
NOTA DA COALIZÃO INDÚSTRIA
A Coalizão Indústria informa que durante a transmissão para a imprensa do evento “Diálogos da Indústria” houve, por alguns minutos, a interferência de terceiros que usavam nomes de jornalistas credenciados, com áudios e imagens externos. Os perfis foram excluídos rapidamente. A transmissão para o público não houve interferências e ocorreu normalmente. A Coalizão Indústria informa ainda que vai apurar os fatos e pede desculpas aos repórteres presentes na transmissão pelo inconveniente.