Há risco de outra empresa de telefonia quebrar, seguindo os passos da Oi

Publicado em Economia, Sem categoria

POR SIMONE KAFRUNI

 

Oscar Petersen, diretor de regulação da América Movil, grupo controlador da Embratel, NET e Claro, admite que o setor de telefonia pode ser surpreendido pela quebra de outra empresa, seguindo os passos da Oi, que pediu recuperação judicial por causa de dívidas de R$ 65 bilhões.

 

“Estamos com problemas de rentabilidade em um setor que demanda alto investimento. A equação não fecha. Basta ver os balanços das empresas. Uma está em recuperação judicial e outra passa por dificuldades”,diz Petersen, sem revelar qual é a segunda operadora com problemas financeiros. “A quebra de uma empresa pode gerar problema para todas as outras”, emenda.

 

Para o executivo, diante de tantos problemas, é importante que o governo reveja o impacto do excesso de regulação sobre as empresas, que são repassados para os consumidores. “Em 12 meses, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) criou 15 regulamentos e promoveu 65 consultas públicas. Há uma quantidade excessiva, na nossa visão, de regulamentação”, considera.

 

Brasília, 15h10min