guedes kátia abre
guedes-katia-abreu guedes kátia abre

Guedes na CAE: Bolsa em queda e briga com Kátia Abreu

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

Depois de faltar à audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC), da Câmara dos Deputados, para evitar ser bombardeado em sua estreia no Congresso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi nesta quarta-feira (27/03) a uma sessão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, onde os parlamentares são vistos como mais amistosos em relação aos temas econômicos. Só que o seu desempenho não está agradando nem os parlamentares muito menos o mercado. Bolsa ampliou a queda durante a fala do ministro.

 

Um dos momentos de maior tensão foi quando o ministro estava falando e foi interrompido pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Ele não deixou ela falar. “A senhora terá a sua vez”, disse. Em seguida, o senador e presidente da CAE, Omar Aziz (PSD-AM), disse que ele não pode mandar uma senadora, que é representante do povo, calar a boca. Guedes negou: “Eu não mandei calar a boca. Não usei a expressão calar a boca. Kátia, rebateu: “Mandou sim”. E ele respondeu: “A senhora não me deixa falar”.

 

Guedes se preparou bastante para responder às perguntas dos senadores, mas não deixou de sair do script e dar algumas patadas nos parlamentares que chegaram a reclamar, para o desespero de seus auxiliares. “Ele é assim mesmo”, disse uma fonte do governo.

 

Resta saber, como é que Guedes vai se comportar quando for à CCJC, na próxima quarta-feira (3/04), onde os deputados da oposição vão ser muito mais incisivos e críticos do que os senadores.

 

Enquanto o barraco rolava no Senado, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) ampliou a queda, encerrando os negócios nos 91.903 pontos, com baixa de 3,57%. O dólar disparou 2,25%, cotado a R$ 3,955 com a expectativa de que a PEC 2, de 2015, aprovada ontem em votação recorde na Câmara, seja votada ainda nesta quarta-feira, 27 de março, no Senado.