Greve na BR pode levar ao desabastecimento de combustíveis

Publicado em Economia

SIMONE KAFRUNI

 

Funcionários da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, entraram em greve ontem por cinco dias contra a privatização da empresa. A paralisação pode comprometer o abastecimento dos postos de combustíveis de vários estados e do Distrito Federal, dependendo dos estoques dos estabelecimentos.

 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado do Rio de Janeiro (Sitramico-RJ), Lígia Deslandes, a BR Distribuidora tem 3,6 mil empregados em todo o país e cerca de 2,2 mil aderiram à greve, que já atinge Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

Lígia destaca que, a partir de amanhã, pode começar a faltar combustível. “Nós optamos por paralisar por tempo determinado para não provocar desabastecimento, mas deve haver um pequeno impacto”, diz.

 

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), Daniel Costa, confirma que parte dos postos de Brasília é abastecida pela BR, mas acrescenta que outras distribuidoras, como Shell, Ipiranga e Ale também fornecem combustível. Em nota, a BR informa que adotou providências necessárias para garantir o suprimento.

 

Lígia Deslandes justifica a greve dizendo que a companhia é a única que atende a todos os municípios do país e integra o sistema de segurança nacional. “Privatizá-la é um perigo e pode levar à falência as refinarias, já que as empresas privadas preferem importar combustíveis”, alega.

 

Brasília, 10h14min