Governo prevê crescimento de 1,6% em 2017 e inflação de 4,8%

Publicado em Economia

POR ROSANA HESSEL

 

O governo elevou de 1,2% para 1,6% a projeção de crescimento para 2017, informa Carlos Hamilton, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. A previsão para a inflação ficou em 4,8%, ligeiramente acima do centro da meta perseguida pela Banco Central, de 4,5%.

 

A perspectiva da equipe econômica é de que o Produto Interno Bruto (PIB) já seja positivo no quarto trimestre do ano. Com isso, o país deixará de vez a recessão para trás. Hamilton ressalta ainda que as estimativas do governo para o Orçamento contemplam dólar de R$ 3,30 no fim deste ano e de R$ 3,50 em 2017.

 

Segundo Hamilton, a antecipação dos números, que constarão na proposta de Orçamento da União de 2017, que será encaminhada ao Congresso até o fim do mês, se tornará recorrente, de forma a dar maior transparência à política econômica.

 

O governo acredita que o crescimento maior da economia resultará em aumento da arrecadação, que pode evitar uma possível alta de impostos. A ala política do governo nem quem ouvir falar em elevação da carga tributária para não prejudicar a imagem do presidente interino, Michel Temer.