BolsonaroMilitares1

Governo oferece vagas para que servidores do Itamaraty participem do Sete de Setembro

Publicado em Economia

Com medo de que as arquibancadas instaladas na Esplanada dos Ministérios fiquem vazias no desfile militar de Sete de Setembro, o governo abriu inscrições para que servidores do Itamaraty se inscrevam para participar do evento. Mais: cada servidor tem direito a indicar até 10 convidados.

 

O convite, que consta no jornal interno no Itamaraty, é algo inédito. Veja a íntegra do texto:

 

“Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro – Oferta de vagas aos servidores

Servidores do Itamaraty podem pleitear vagas nas arquibancadas do Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro. Para tanto, solicita-se aos interessados manifestar intenção de participar, mediante envio de mensagem ao endereço eletrônico cgpi.secretariado@itamaraty.gov.br, até a próxima sexta-feira, dia 26 de agosto de 2022, às 13h00. Cada servidor ativo poderá vincular, no máximo, 10 (dez) convidados a sua respectiva matrícula SIAPE, devendo informar, ademais, nome completo, e-mail, telefone e CPF de cada um deles.”

 

Convites semelhantes têm circulado por outros ministérios e provocado irritação entre os servidores, que estão se sentido intimidados pelo governo. “É como se fosse uma intimação. Estão tentando nos usar para o governo mostrar uma força que não tem”, diz um funcionário de alto escalão da Esplanada.

 

Ele faz as contas: “Somos quase 100 mil servidores da União no Distrito Federal. Se cada um indicar 10 convidados e todos forem, estamos falando de um público de 1 milhão de pessoas. É um público e tanto”.

 

Os servidores acreditam, porém, que não haverá tanta adesão por parte deles ao desfile militar de Sete de Setembro, ainda que parte da elite do funcionalismo esteja fechada com o presidente Jair Bolsonaro, apoiando a reeleição dele.