Amazônia Foto: CARL DE SOUZA/ AFP

Governadores lançam projeto de preservação da Amazônia

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

Enquanto as queimadas e o desmatamento na Amazônia batem recordes e o governo federal pouco tem feito para minimizar esse problema, os governadores da região da Amazônia Legal se uniram para lançar um projeto de recuperação da floresta.

 

O Plano de Recuperação Verde (PRV) prevê R$ 1,5 bilhão na primeira fase do projeto, que tem como eixo ações para frear o desmatamento ilegal, o desenvolvimento produtivo sustentável e investimento em tecnologia verde e capacitação. O financiamento será via orçamento público, parceria privada, fundos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Os detalhes do projeto serão apresentados pelo presidente do Consórcio Amazônia Legal, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) , na próxima sexta-feira (16), às 10h, em Brasília.

 

O Consórcio Amazônia Legal é formado por nove estados de três regiões do país: Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também participam do lançamento os governadores Waldez Goes (Amapá) e Helder Barbalho (Pará).