Lula Foto: Ricardo Stuckert/Fotos publicas

Genial/Quaest: Terceira via não decola e Lula lidera em todos os cenários

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

A terceira via para as eleições presidenciais deste ano não decolou e a polarização continua cada vez mais evidente, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolidando a preferência do eleitorado, conforme dados da Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8/2). 

 

De acordo com o levantamento, o Lula continua na liderança nos diversos cenários pesquisados. Depois de um leve recuo na média, de 47% para 45% entre dezembro e janeiro na pesquisa estimulada para o primeiro turno, o petista voltou a registrar aumento na preferência de votos no primeiro turno na pesquisa estimulada, com 46% das intenções de voto. 

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que lidera a rejeição entre os eleitores, por sua vez, passou de 23% para 24% no mesmo intervalo em um eventual primeiro turno, na média dos cenários. Os demais candidatos não conseguiram dois dígitos da preferência dos entrevistados. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) voltou a encostar em Sergio Moro (Podemos) e manteve de 7% a 9% da preferência do eleitorado. João Dória (PSDB) oscilou entre 2% e 3%. 

 

Lula tem a maioria das intenções de votos entre eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos, com 51% da preferência contra 16% de Bolsonaro. Os dois empatam entre os mais abastados e têm renda acima de cinco salários mínimos, com 31% cada. Já entre os que ganham entre dois a cinco mínimos, o placar continua favorável ao petista, com 44%. E o atual presidente ficou com 25%. 

 

“Quando os entrevistados são provocados a responder se não pretendem mais mudar sua escolha, a polarização fica ainda mais evidente. No total, 58% dos eleitores dizem que já têm candidato em definitivo, e 40% afirmam que ainda podem mudar de ideia”, destacou o a pesquisa.  Entre os apoiadores de Bolsonaro, 65% dizem que é a escolha final, contra 35% que ainda não tem certeza. Entre os apoiadores de Lula, esse número é de 74% convictos e 25% que não se mostram tão certos da intenção de voto.

 

Segundo turno

 

Se as eleições fossem hoje, em um eventual segundo turno, o ex-presidente vence nos cinco cenários pesquisados, com mais de 50% das intenções de voto. Contra Bolsonaro, o petista tem 54% dos votos e o atual presidente, 30%.

 

Contra o ex-juiz Sergio Moro, o placar favorável a Lula é de 52% a 38%. No embate com Ciro Gomes, o petista vence por 51% a 24%. Já contra João Dória (PSDB), o placar ficou de 55% a 16%.

 

A Pesquisa Genial/Quaest para as eleições de 2022 foi realizada entre os dias 3 e 6 de fevereiro e ouviu 2 mil eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

 

A partir das 10h desta quarta, José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos; Felipe Nunes, coordenador da pesquisa e CEO da Quaest; e Jairo Nicolau, cientista político da Fundação Getulio Vargas (FGV); participam de uma live para comentar o resultado da pesquisa e apontar os dados mais significativos. A transmissão poderá ser acompanhada pelo canal da Genial no YouTube.